A Faculdade Medicina do Sertão está comprometida com a qualidade, com a inclusão democrática e a formação da cidadania.
Para garantir tais compromissos e garantir a busca constante da excelência no ensino, a Faculdade Medicina do Sertão desenvolve, anualmente, um ciclo de Avaliação Institucional Interna, por meio da CPA, que garante a continuidade de sua cultura de inovação permanente, gestão eficaz, a promoção do diálogo entre todas as partes da sociedade afetadas pela Faculdade e o desenvolvimento constante de um ambiente de aprendizado baseado na excelência e na capacitação contínua.
Assim, a avaliação interna adquire caráter construtivo e formativo, buscando contribuir para que a Faculdade de Medicina do Sertão atinja patamares cada vez mais qualificados.
Esse processo de autoavaliação é realizado sempre adequado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e sendo aprimorado ao logo do tempo, e inclui a comunidade acadêmica: alunos, professores, colaboradores e a participação da comunidade externa.
Quem administra essa autoavaliação com transparência é a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que é responsável tanto por obter os dados e opiniões por meio de metodologia preestabelecida, quanto por apresentar os resultados publicamente em relatórios que garantam o reconhecimento das virtudes e o esclarecimento de pontos de desenvolvimento. Nesses mesmos documentos, também são apresentados Planos de Melhorias que indicam ações práticas e estratégicas a serem realizadas em curto, médio e longo prazo.
Além disso, o processo de autoavaliação é também um momento importante de prestação de contas da Faculdade Medicina do Sertão para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.
Atribuições da CPA
- Garantir um processo de autoavaliação com transparência, participação sobre o que faz a Faculdade Medicina do Sertão, estabelecendo um contraponto entre a missão, os objetivos e as ações que efetivamente desenvolve na busca de melhor qualidade acadêmica.
- Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento e implementação de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto a sua repercussão junto à comunidade interna e à sociedade em geral.
- Consolidar uma sistemática de avaliação contínua que permita o constante reordenamento das ações da Faculdade Medicina do Sertão.
- Identificar fragilidades e acertos com vista ao aprimoramento e a reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.